quarta-feira, 23 de abril de 2014

QUEDA DE CABELO: TEM SOLUÇÃO

           
queda de cabelo e a calvície são uma realidade bastante comum hoje em dia, vivida por muitos homens e mulheres em todo o mundo, que procuram soluções eficazes para combater o problema. A «tricotilomania», por outro lado, é um fenômeno pouco conhecido e abordado, quer em conversas, como em meios de comunicação social e meios digitais. Apesar de ser um assunto que recebe pouca atenção, não deixa de ser um problema atual que afeta várias pessoas.
Enquanto que a queda de cabelo acontece de forma não intencional, originada, por vezes, por factores pouco ou nada controláveis como a hereditariedade e o stress, a tricotilomania diz respeito a um distúrbio psicológico crônico que leva as pessoas a arrancarem deliberadamente os seus próprios fios de cabelos ou pelos de partes diversas do corpo, tais como pestanas, sobrancelhas, axilas, barba e pelos púbicos.
Tanto quanto se sabe, este comportamento obsessivo-compulsivo é a forma usada pelas pessoas que sofrem da doença para controlar a ansiedade e o nervosismo. A vontade incontrolável de arrancar os cabelos ou pelos, que passa habitualmente pelo ato de enrolar os cabelos nos dedos e puxar, não só leva à existência de grandes falhas no couro cabeludo (calvície), como também faz com que a pessoa se sinta envergonhada e desconfortável quando se encontra em público.
À semelhança da queda de cabelo, a tricotilomania tem impacto ao nível da autoestima e do bem-estar do indivíduo, fazendo com que este se isole. Apesar dessa semelhança, a queda de cabelo é mais expressiva nos homens do que nas mulheres, enquanto que a tricotilomania é mais comum nas mulheres, sendo necessário recorrer a ajuda psicológica profissional.
Muitas pessoas acreditam que esse comportamento começa logo na infância ou na adolescência, durando a vida inteira, levando à total queda de cabelo ou calvície. As causas apontadas são várias, desde um desequilíbrio químico até um problema genético, passando ainda por dietas inapropriadas e outros fatores de origem alérgica. Todavia, ainda não existe informação científica significativa que permita identificar a verdadeira causa desta doença. A sua relação com o sistema nervoso é incontornável, o qual é influenciado pelo stress e pela ansiedade.
Veja o vídeo abaixo da jornalista Marcella que assumiu a tricotilomania e passou a utilizar full lace wigs, levantando sua autoestima:

                                      https://www.youtube.com/watch?v=kUMAfSR2d58



fonte:http://www.quedadecabeloblog.com/2014/02/queda-de-cabelo-tricotilomania-conheca-diferencas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário