sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

DEPOIMENTO DE UMA ATRIZ ESTRANGEIRA COM ALOPÉCIA AREATA

“Chorei ao ver meu cabelo crescendo novamente”, diz atriz que sofre com uma doença que a fez ficar careca

Toda mulher tem uma relação especial com seu cabelo. Moldura poderosa para o rosto, ele pode influenciar nossa autoestima, humor e até a produtividade no trabalho. Não à toa, Costanza Pascolato, referência em estilo e elegância, não se cansa de dizer que um bom corte – custe o que custar – é o melhor investimento de beleza que uma mulher pode fazer. É um assunto delicado — e imagine como deve ser para as atrizes e modelos que vivem de sua imagem.
Georgia Van Cuylenburg: aos 20 anos, ela foi diagnosticada com Alopecia Aerata, uma doença que a faz perder cabelo
Georgia Van Cuylenburg: aos 20 anos, ela foi diagnosticada com alopecia areata, uma doença que a faz perder cabelo
A atriz australiana Georgia Van Cuylenburg, de 24 anos, sempre foi loira e mantinha suas madeixas naturalmente onduladas e longas. Trabalhando na TV, era cheia de cuidados com sua aparência e orgulhava-se dela. Em 2007, aos 20 anos, sem explicação, começou a perder seus cabelos. Não havia feito nenhum procedimento químico nos fios, nem estava doente ou tinha quadro de ansiedade aguda. “Era uma quarta-feira típica. Durante o banho, enquanto esfregava o xampu, senti pedaços do meu cabelo caindo em minhas mãos. Tive medo de sair do banho porque não entendia o que estava acontecendo. Ao sair, vi minha pia, de cor clara, se encher de fios. Olhei no espelho e segurei as lágrimas. Naquele momento minha vida mudou para sempre”, conta Georgia.
Desesperada, correu para os médicos. Passados os exames, ela foi diagnosticada com uma doença chamada alopecia areata, da qual até então nunca havia ouvido falar. A alopecia (ou alopécia) é uma doença autoimune, não tem causas definidas, embora a predisposição genética seja um dos fatores observados, nem cura definitiva. Provoca a perda repentina de pelos em determinada região do corpo sem deixar qualquer rastro de inflamação ou alteração da pele no lugar afetado. Em outras palavras, os pelos simplesmente caem. E foi isso o que aconteceu com ela. Dia após dia, viu seu cabelo se perder.

Ela fez tratamentos para que os fios voltassem a crescer, mas sem sucesso. Então, decidiu raspar o cabelo e ficar careca
Georgia fez diversos tratamentos para que seus fios voltassem a crescer: acupuntura, injeções de cortisona, ingestão de suplementos alimentares e aplicação de químicas agressivas, com a intenção de estimular seu couro cabeludo. Às vezes via resultado e podia perceber o cabelo despontando. Mas logo a cena mudava e eles voltavam a cair.
Cansada, resolveu raspar seu cabelo por completo e ficar careca. Logo em seguida, os fios apareceram novamente e se firmaram — dois anos depois, em 2009, emocionada, ela conseguiu ir ao cabeleireiro cortar o cabelo. “Chorei ao perceber que ele estava voltando”, afirma. O momento durou pouco, no entanto. Logo em seguida ele voltou a cair, até que ela ficasse novamente careca. Foi quando Georgia decidiu trabalhar com crianças que também enfrentam a doença, e esse contato lhe deu forças para que passasse a sair de casa, em alguns momentos, sem a peruca que adotou para tentar minimizar o sofrimento.
Em meio a dolorida jornada, seu namorado registrou em vídeo todos os momentos por quais ela passou, da tristeza e revolta absoluta à esperança em ver os fios aparecendo novamente. O resultado é o filme “Baby Let your Hair Hang Down”, lançado este ano e em inglês, que conta também com depoimentos de médicos sobre a doença. O trailer (acima) está hospedado no sitehttp://babyletyourhairhangdown.com/, criado para informar sobre a doença e arrecadar fundos para ajudar em pesquisas e tratamentos.

VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=GXgBbzjjxl0
Georgia orgulha-se de sua luta, que pode durar toda uma vida. “Sempre quis ser conhecida como atriz, a menina bonita ou a menina engraçada. Mas hoje sou a garota da alopecia e isso já é uma grande coisa”, diz.
POR ISSO CONTINUE SEU TRATAMENTO MAS NÃO PERCA SUA AUTO ESTIMA, RESOLVA O QUE TE INCOMODA, USE PRÓTESE, SEJA LIVRE E FELIZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário