quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Queda de cabelo gera baixa auto estima nas mulheres.

Elas reclamam que o cabelo é duro, rebelde, liso ou crespo demais. Quando você pensar nisso, lembre-se do ditado popular: “ruim com eles, pior sem eles”. É cada vez maior o número de mulheres que tem de lidar com a calvície e a queda excessiva de cabelos, que não são, ao contrário do que muitos pensam, exclusividade masculina.

Para elas, enfrentar o espelho e os olhares de amigos e parentes não e fácil. “Algumas se fecham em casa e deixam de ter vida social, deixam até de ir à praia ou à piscina, pois os cabelos molhados evidenciam mais a calvície”, afirmou a esteticista e terapeuta capilar Cleuza Santos.
 
A falta de conhecimento sobre o assunto e o senso comum que relaciona a calvície ao homem faz com que grande parte das mulheres tente esconder as falhas no couro cabeludo e demore na busca de tratamento especializado principalmente por sentir vergonha. “A maioria se sente ofendida quando alguém se refere ao problema”, disse a esteticista.

O fato é que o cabelo é um dos símbolos sociais da beleza feminina. Segundo uma pesquisa realizada no Brasil pela multinacional francesa Ipsos, as brasileiras relacionam o cabelo à feminilidade, à sensualidade e ao estilo. A queda dos cabelos leva a mulher a se sentir fragilizada nesses aspectos, importantes componentes da auto-imagem.

“Tive medo de ficar careca”, contou a tradutora Paula Angélica, 41, que viu suas madeixas caírem há alguns anos. Em nome da vaidade, ela optou por tingir os cabelos e acabou sofrendo o que acredita ter sido uma reação alérgica. “Eu era cabeluda. Hoje meu cabelo é bem ralinho.” Quando percebeu a queda dos fios,
Paula recorreu novamente ao salão de beleza. ”Hoje eu sei que deveria ter procurado um especialista”. A queda foi amenizada com sessões e mais sessões de hidratação, mas o volume dos fios não voltou.

Fonte: http://www.metodista.br/rronline/noticias/saude/pasta-5/vao-se-os-fios-e-com-eles-a-autoestima

Nenhum comentário:

Postar um comentário